Publicado em 19.02.2019 - Parceria Escola-Família - Sem comentários

A infância é uma das fases mais relevantes na formação de um indivíduo. Afinal, é nesse momento que os preceitos básicos da vida são aprendidos. Para que a criança cresça e se torne um adulto com capacidade de organização e que sabe que há momento certo para a realização de suas atividades, é necessário se preocupar em estabelecer uma rotina na Educação Infantil e 1º ano.

Com hábitos bem estruturados, os pequenos têm capacidade de aprimorar seu aprendizado de forma segura, desenvolvendo mais disciplina e tendo consciência de quais serão os próximos passos a serem seguidos. Para criar uma rotina na Educação Infantil e 1º ano, não basta preencher o dia dos alunos apenas com atividades que eles gostam de fazer ou deixá-los tomar a decisão do que farão sozinhos: os educadores devem sempre acompanhá- los, montando uma programação que envolva as crianças do início ao fim da aula.

Crianças nessa fase estão em processo de formação e de desenvolvimento da personalidade e da concepção de mundo e sociedade. Embora todas tenham características próprias e únicas, trata-se de uma fase na qual ainda é possível moldá-las para a vida adulta. É por isso que a construção de uma rotina pode trazer benefícios emocionais, sociais e impactar até mesmo em sua saúde.

Entendemos que, quando as crianças seguem uma rotina na escola, elas tendem a sentir-se mais seguras e confiantes, já que há uma certa previsibilidade a respeito das expectativas sobre o próprio dia. É dessa forma que isso auxilia, também, na formação da autoestima, característica indispensável para a construção de relacionamentos saudáveis, tanto com os pais e colegas na infância, quanto profissional e emocionalmente na fase adulta.

Crianças submetidas a uma rotina também estão mais propensas a se tornarem adultos responsáveis, realmente cientes de suas obrigações e de seus deveres perante a sociedade. Além disso, ao estabelecer uma rotina, é possível introduzir hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Tais medidas ajudam no bom desenvolvimento do organismo e até mesmo na capacidade de concentração e assimilação de conteúdos apresentados em sala de aula.

No início do dia, os educadores acolhem e motivam seus alunos para que eles entendam que aquele é o momento de começar a focar na rotina. Incentivam as crianças a se organizarem, guardando os materiais no lugar certo e se envolvendo nas atividades de acolhida.

Nos primeiros anos escolares, pode ser que alguma resistência por ter que se separar dos pais ainda persista. Ela deve ser superada com a ajuda dos pais, dos Professores e da equipe pedagógica. Uma vez passada essa fase, o principal ponto para o desenvolvimento da autonomia da criança é que, no início, ela seguirá as orientações de um adulto, mas, com o passar do tempo, começará a tomar as ações da rotina por iniciativa própria, como se elas fossem realmente parte do seu dia.

A rotina na Educação Infantil e 1º ano acontece basicamente na escola, entretanto, é importantíssimo que os pais estejam cientes e envolvidos no processo. Para isso, uma boa comunicação entre pais e escola é fundamental, afinal, quando o assunto é a boa formação e o desenvolvimento infantil, pais e educadores devem ter igual participação.

Adaptado para fins pedagógicos pelo Serviço de Orientação Psicopedagógica – SOP

Contem com a nossa equipe para qualquer esclarecimento ou apoio.

Acreditamos que juntos fazemos melhor, por uma educação de excelência.